terça-feira, 31 de março de 2009

O CICLO ESTRAL E CARACTERÍSTICAS REPRODUTIVAS SAZONAIS DA ÉGUA CRIOLA NO RS




A égua é um animal de comportamento poliéstrico estacional e no período de 12 meses apresenta distintas fases quanto ao ciclo reprodutivo. Sabe-se que há variação sazonal do ciclo estral em éguas, mas que nem todas entram em anestro estacional no inverno.
O período de transição vernal na égua, ou seja, a transição entre o anestro e período de ciclos estrais regulares, ocorre pelo efeito do aumento do fotoperíodo na primavera e verão.

O manejo durante o período pós-parto em éguas também é um importante fator nos criatórios eqüinos. Devido ao longo período de gestação da égua, o tempo entre o parto e a nova concepção deve ser curto para otimizar a data de nascimento dos produtos, mantendo um intervalo ótimo de um ano entre partos.
O artigo relata um estudo sobre caracteristicas reprodutivas sazonais em éguas crioulas no Rio Grande do Sul. Embora poucos estudos existam sobre esses animais eles vem se destacando e aumentando seu mercado no País. O cavalo crioulo merece total atenção dos equinocultores nos aspectos esportivos e econômicos sendo animais rústicos, favorecendo sua criação de forma extensiva oque também os torna economicamente viavel, sem esquecer suas aptidões esportivas.
Para profissionais da equinocultura ou interessados no assunto, pode ser encontrado o artigo completo no link que segue abaixo.
( postado por Felipe Luis Basso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário