terça-feira, 31 de março de 2009

EFICIÊNCIA REPRODUTIVA DE ÉGUAS DA RAÇA PANTANEIRA

O cavalo Pantaneiro é uma raça natural derivada de raças oriundas da Península Ibérica e introduzidas no Brasil pelos colonizadores espanhóis e portugueses em diferentes períodos a colonização. São animais adaptados às condições bioclimáticas da região centro-oeste, em especial a região do Pantanal, graças à seleção natural ocorrida por mais de quatro séculos. A raça tem papel fundamental na atividade pecuária dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, contribuindo significativamente para o desenvolvimento econômico dessas regiões. O artigo apresentado a seguir teve como objetivo analisar um rebanho eqüino da raça Pantaneira,durante as estações de monta. As fêmeas foram mantidas a pasto, sendo fornecido sal mineral e água e, apenas nos períodos de seca os animais receberam suplementação. O manejo adotado para as coberturas foi a monta natural controlada, situações estas semelhantes as encontradas em propriedades rurais da região do Pantanal.
O artigo também demonstra dados mais especìficos sobre a eficiência reprodutiva e dinamica folicular dos animais acima citados. É de fundamental importância que médicos veterinários que se interessem por reprodução tenham conhecimento sobre fisiologia reprodutiva, que pode ser encontrada em outros artigos do nosso blog.
No link abaixo os interesados poderão encontrar o artigo completo realizado pela médica veterinária do Departamento de Reprodução Animal da UFMS/Campo Grande-MS.
( postado por Felipe Luis Basso)

Nenhum comentário:

Postar um comentário