quarta-feira, 8 de abril de 2009

INCIDÊNCIA DE PERDA DE PRENHEZ ATÉ O 50º DIA EM ÉGUAS QUARTO DE MILHA

A perda da prenhez é um dos principais fatores de subfertilidade na espécie eqüina. Tanto a fase da gestação em que esta ocorre, quanto a incidência das perdas, relacionam-se diretamente com a saúde do trato reprodutivo, variando ainda, entre diversos fatores, em função da idade das éguas, condição nutricional do rebanho sob estudo, intervalo de diagnóstico e método de determinação da prenhez.

Desta maneira a perda de prenhez representa um prejuízo econômico na equinocultura vista como uma atividade rentável, não deixando de ser tembém um prejuizo na equinocultura realizada de uma forma onde esta não esta voltada a geração de lucros.

A ultrassonografia vem sendo utilizada com êxito no auxilio de diagnóstico de gestações assim como na avaliação das reprodutoras de uma forma mais avançada, podendo desta forma excluir fêmeas impróprias a reprodução, desta forma as perdas econômicas serão minimizadas.

O artigo a seguir trata sobre perdas de prenhez em éguas quarto de milha, os métodos de avaliação e as possiveis fases onde essas perdas são mais frequentes. O artigo completo pede ser encontrado no link que segue logo abaixo.
(postado por Felipe Luis Basso)



http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782002000400016&script=sci_arttext&tlng=e

Nenhum comentário:

Postar um comentário